- "É preciso aprender. É preciso estudar! Quem não sabe ler, é como um ceguinho que não percebe por onde vai e caminha sem bordão [...] Acreditai-me: as vinte e cinco letras do alfabeto são um rosário de luz. Se ele faltasse de repente à Humanidade, ficaríamos tão cheios de sombra, tão cheios de frio, tão cheios de incerteza, como se no céu azul houvesse morrido o Sol" (in República, 24 de Fevereiro de 1937).
- É em verdade enorme o jeito da criança.
Não sabe bem porquê, mas sente uma esperança
De para um dia além o ensino lhe servir.
Tem fome de instrução, tem sede de subir
E sobe muito e muito aquele que mais lê.
Os céus, a terra, o mar, o mundo todo vê
Em risos, em amor, em luz e tempestades;
A História, e o seu Erro e Crimes e Verdades,
Ciências, Ideais, o Pensamento e a Vida
Tudo cabe lá dentro em Alma esclarecida
MÓNICA, Maria Filomena, «Deve-se ensinar o povo a ler?»: a questão do analfabetismo (1926-39), in Análise Social, vol, XIII (50), 1977-2.°, 321-353.
O Estado Novo sempre viu no processo de industrialização o perigo de criação de centros de contestação política, e por isso opôs-se à generalização da instrução, alegando que "a educação do povo representava um ideal utópico e demagógico que apenas dava uma ilusória elevação à massa ignara e inferior" (ibidem)
Como estudante de Sociologia tens o privilégio de observar distanciadamente que estas representações da instrução e da educação se reflectem em diferentes interpretações do Mundo, com consequências sobre as acções dos actores. Como sujeito produtor de cultura irás optar pela que mais te convém.
Como professor de Sociologia cumpre-me assinalar que não conheço outro processo de aprendizagem da Sociologia que não passe pela socialização com os sociólogos, evidenciada em referências nos trabalhos, que estes ainda não apresentam.
Note que a importância das referências foi referida num post recente, além de estar indicada na tarefa.
NOTA
Pontos da Matéria a ver para o teste:
Socialização
Cultura
Representações Sociais
Técnicas de Investigação
Etapas do Processo de Investigação
Sem comentários:
Enviar um comentário