06/04/2012

Classes sociais e mobilidade social

Analisando as respostas por segmento sociodemográfico por comparação com os valores do total, vemos que os homens apresentam maior afinidade com o Google +, as mulheres com o Netlog, os indivíduos de 35 a 44 anos com o LinkedIn e os indivíduos das classes [sociais] mais elevadas com o Flickr.
Fonte: Marktest





    Estratificação
    Utiliza-se uma amostra estratificada com um total de 160 estratos, já que os indivíduos que fazem parte da base de amostragem são classificados segundo as variáveis:
    • Região (5): Norte; Centro; Lisboa; Alentejo; Algarve
    • Género (2): Feminino; Masculino
    • Classes Etárias (4): 16 – 29 anos; 30 – 49 anos; 50 – 64 anos; 65 e mais anos
    • Intervalos de rendimento (euros/ano) equivalente do Agregado Doméstico Privado (ADP), definidos pelos quartis dessa variável determinados para o Continente (4):
    1: R ≤ € 5 133,85
    2: € 5 133,85 < R ≤ € 7 470,00
    3: € 7 470,00 < R ≤ € 11 222,88
    4: R > € 11 222,88
    Fonte: Documento Metodológico do INE

    NOTA: 5 x 2 x 4 x 4 = 160

Classes sociais e estratos sociais são conceitos que se confundem. Depois de ler a documentação no Arquivo, responde às seguintes questões.

1. Apresenta a definição ACM de classe social.

2. Problematiza a definição ACM de classe social no caso particular de a nossa amostra ser constituída por estudantes.

3. Indica cinco diferentes critérios de estratificação social.

4. Problematiza a mobilidade social em diferentes sociedades.

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