27/09/2011

Fenómeno Social Total

O conceito de fenómeno social total foi definido pelo antropólogo francês Marcel Mauss:

  • Nestes fenómenos sociais totais, como propomos chamar-lhes, exprimem-se ao mesmo tempo, e de uma só vez, todas as espécies de instituições: religiosas, jurídicas e morais – e estas políticas e morais ao mesmo tempo; económicas – e estas supõem formas particulares da produção e do consumo (Mauss, 2001: 52).
Quer dizer, os diferentes tabuleiros onde se desenrolam as dinâmicas sociais não afirmam qualquer carácter de incomunicabilidade entre áreas científicas. Pelo contrário, a construção de uma visão de conjunto sobre o real-social implica a partilha de perspectivas e de específicos ângulos de observação do mundo social. O esquecimento, deliberado ou involuntário, consciente ou inconsciente, dos pontos de contacto e das áreas de sobreposição entre diferentes ciências sociais – que, não esqueçamos, abordam uma única (e una) realidade social – fundamenta, dessa forma, o nosso propósito de chamar atenção para o facto de qualquer análise “completa” de um fenómeno humano requerer que se convoquem as múltiplas ciências sociais nas quais arrumámos os saberes académicos por uma questão de comodidade. A aprendizagem das ciências sociais faz-se por disciplinas, que correspondem a ciências (partes do conhecimento).

Logicamente, quando se estudam os fenómenos humanos, será necessário reunir as diversas ciências que contribuem para a sua compreensão. A esta associação de contributos chamamos interdisciplinaridade.


Para clarificar melhor os conceitos, apresentam-se dois exemplos de fenómenos sociais totais: o desemprego e a escola.

O desemprego é um fenómeno social total que interessa à generalidade das Ciências Sociais. Por exemplo, interessa á:

ECONOMIA – Conhecer a taxa de desemprego, porque se for demasiado elevado indica um grande desperdício de recursos, que já são escassos;

SOCIOLOGIA – Saber que categorias e agrupamentos sociais são mais afectados pelo desemprego? Mulheres e jovens?

HISTÓRIA – Estudar como terá evoluído o desemprego no século XVIII?

PSICOLOGIA – Acompanhar os comportamentos dos desempregados.

POLÍTICA – Que influência tem o ciclo eleitoral sobre a evolução do desemprego?

DEMOGRAFIA – Como varia o desemprego com a densidade populacional? (contraste meio urbano/rural)

DIREITO – O nível de desemprego depende da legislação laboral?

(…)

A escola é outro fenómeno social total. Interessa á:

ECONOMIA – Análise das despesas do Estado e dos particulares na educação. Cálculo da rentabilidade desse investimento.

SOCIOLOGIA – Que categorias sociais são mais afectadas pelo insucesso escolar?

HISTÓRIA – Como as mulheres deixaram de ser um grupo excluído do sistema educativo, tornando-se o grupo dominante?

PSICOLOGIA – Que muda no comportamento de um indivíduo escolarizado? Bullying?

POLÍTICA – É melhor o Estado gastar os nossos impostos a construir prisões para marginais quase analfabetos ou dar formação aos cidadãos para que estes consigam ser autónomos desenvolvendo uma qualquer habilidade.

DEMOGRAFIA – Qual a distribuição etária e por género dos alunos nas diferentes áreas de estudos e por regiões do país?

DIREITO – Estudo da regulamentação jurídica da educação.

(…)
Apresentação "Escola: Realidade Social"

1. Apresente uma definição de fenómeno social total.

2. Mostre que são fenómenos sociais totais:
  • O desenvolvimento
  • A globalização
  • A urbanização
  • A dieta alimentar
  • A cultura juvenil


Referências
MAIA, Rui Leandro (Coordenador), (2002), Dicionário de Sociologia, Porto Editora, Porto. MAUSS, Marcel (2001), Ensaio sobre a dádiva, Lisboa, Edições 70, in, O conceito de desenvolvimento histórico e sua aplicabilidade heurística na Sociologia.

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