27/11/2011

Técnicas de Investigação em Sociologia

Entre as técnicas de investigação documentais destacam-se a análise estatística a a análise de conteúdo. Entre as restantes destacam-se os questionários, as entrevistas, a observação directa, o estudo de caso e a investigação-acção.

Cada grupo fará um PowerPoint sobre uma destas técnicas, que será apresentado na próxima 2ª-feira (05/NOV) à turma. este ficheiro deverá ficar disponível na pasta do respectivo grupo na Internet. Os recursos de partida para o trabalho são indicados no final da secção Metodologias.

No decurso do trabalho anual, cada grupo utilizará no mínimo duas técnicas, sendo obrigatório o recurso a questionários. O Google Docs facilita a aplicação desta técnica, como se mostra aqui.

A repartição dos temas pelos grupos é a seguinte:

Corpo Ideal - Questionários
Justiça Social - Entrevistas
Papel da mulher – Observação Directa
Preconceito - Estudo de Caso
Preconceito2 – Investigação-Acção
Amor Romântico - Análise de Conteúdo/Análise Temática das Entrevistas (Prof.)

Recorda-se que entretanto os alunos deverão actualizar os respectivos blogues, uma vez que estes contarão 50% para a classificação a atribuir no período. Mais se recorda que é de toda a conveniência a correcção dos mesmos, tendo em conta as notas de correcção, pois os posts incompletos terão apenas metade da cotação.

Igualmente cada grupo deverá continuar a desenvolver a investigação exploratória do seu tema enquanto são estudadas as técnicas de pesquisa. Tarefas para esta semana

1 . Fazer o PowerPoint sobre uma destas técnicas, que será apresentado na próxima 2ª-feira (05/NOV) à turma.

2. Actualizar os blogues em atraso.

3. Desenvolver a investigação exploratória nos trabalhos de Grupo, tendo em conta as orientações fornecidas.

4. Responder ao questionário exemplo, para verificar como funciona. Os mais interessados poderão experimentar utilizar a ferramenta com um questionário simples.

Sem comentários:

Enviar um comentário