Teoricamente os rankings de escolas deveriam medir o desempenho das escolas. Este ano, os rankings do EXPRESSO permitem novas leituras, designadamente utilizando dados de contexto, como as Habilitações académicas dos pais, indicadas pelo número médio de anos de escolaridade dos pais e das mães. No quadro abaixo, apresenta-se o print screen dos dados para o Concelho de Sintra, acrescentando-se duas colunas com estas variáveis, transcritas dos detalhes.
Observa-se que nas cinco primeiras escolas deste ranking, os pais têm 11 ou 12 anos de escolaridade. Nas quatro últimas têm 8 a 10 anos, evidenciando uma relação directa entre os anos de escolaridade dos pais e as classificações dos filhos.
Obviamente detetam-se algumas rugosidades. Os alunos da Escola Secundária de Mem-Martins obtiveram claramente classificações superiores às esperadas em função da sua origem, enquanto na Escola Secundária Padre Alberto Neto sucedeu o oposto. Seguindo esta lógica, também seria de esperar que os alunos da Escola Secundária Ferreira Dias tivessem melhores classificações que os da Escola Secundária Leal da Câmara. Porém, estas irregularidades têm pouca expressão apenas contribuindo para confirmar a regra geral. Assim, quando voltar a ler rankings de escolas, pergunte a si mesmo se está a comparar o desempenho das escolas ou as habilitações académicas dos pais.
A percentagem de alunos carenciados, destacada no jornal para contextualizar as escolas, não oferece valores tão exactos para a sua interpretação, porque as escolas poderão seguir critérios relativamente diferentes na atribuição dos apoios sociais, ou mesmo os alunos poderão ter uma representação mais positiva ou negativa dos mesmos, caso em que evitarão candidatar-se para fugir da respectiva rotulação.
1. “Faz mais sentido comparar as escolas do mesmo concelho que misturar as escolas de todo o país num único ranking”. Comente.
2. A regularidade acima referida resulta da aplicação do paradigma positivista. Justifique.
3. Explique o método e uma técnica adequada à exploração da hipótese subjacente, na perspectiva da Sociologia compreensiva.
4. Justifique as questões levantadas por Nuno Crato, confrontando as exigências dos teóricos da educação com as dos media.
5. Explique como os colégios que se encontram no topo dos rankings podem ter classificações mais "desalhinhadas para cima".
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