26/10/2011

Representação social da educação aberta



Aberto significa generosidade, partilha, entrega (01:05)

Onde não há partilha não há Educação (02:58)

Educação é uma relação de partilha (03:13)

Educadores bem sucedidos partilham mais profundamente com a maioria dos estudantes (03:28)

O meio digital é muito diferente do mundo do papel. Se dermos um livro ficamos sem ele, mas indicando um endereço da Web, este pode ser consultado por milhares de pessoas ao mesmo tempo. É avanço indescritível, a primeira vez que sucede na história da humanidade. (04:49-05:46)

Podemos partilhar como nunca (06:04)

Podemos educar como nunca (06:12)

Em relação à imprensa, a Internet tem a vantagem de disponibilizar os conteúdos imediatamente e quase gratuitamente (07:00 – 07:27)

Alguém pode ser professor exigindo direitos de copyright sobre as notas das suas lições? (10:54 – 11:22)

Quanto mais abertos estamos, melhor será a educação (14:37)


Esta generosidade quebra os padrões sociais pelos quais a maior parte das vezes a sociedade o ensino se regulam. Há efectivamente uma tendência para o egoísmo. Quer os educadores, quer os estudantes apropriam-se da informação que transmitem e apreendem, respectivamente, e encerram-na numa espécie de masmorra, que poderá ser até os próprios confins da memória. Têm esperança que da comparação quantificada das suas memórias-depósitos com as dos colegas resulte uma classificação pessoal mais favorável.

O generoso deixa os recursos em rede, mas contando com outros que farão o mesmo simultaneamente, a rede acrescenta-lhe muitos outros recursos, e quanto mais extensa e com mais utilizadores vai sendo a Internet, à medida que se multiplicam os seus nós, a sua estratégia de partilha do conhecimento vai adquirindo novas razões para se justificar.

O vídeo abaixo ilustra a educação fechada.




1. Explicite por que razão os sociólogos denominam representações sociais, as ideias em confronto neste post: “educação aberta” e “educação fechada”.

2. Verifique que a identificação com diferentes representações da educação conduz os agentes a proporem diferentes metodologias para as práticas de ensino. Ilustre a sua resposta com exemplos.

3. Identifique obstáculos ao desenvolvimento de práticas educacionais abertas.

4. Como justificar a generosidade na educação, se noutros domínios da nossa vida funciona um paradigma predominantemente egoísta?

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