- A educação é a
acção exercida pelas gerações adultas sobre as que ainda não se encontram
amadurecidas para a vida social. Ela tem por objectivo suscitar e desenvolver
na criança um certo número de condições físicas, intelectuais e morais que dela
reclamam, seja a sociedade política, no seu conjunto, seja o meio especial a
que ela se destina particularmente (Durkheim, 2001, p. 13).
Cada profissão, com efeito, constitui um meio sui generis que requer aptidões particulares e conhecimentos específicos, nos quais imperem certas ideias, determinados usos, diferentes maneiras de encarar as coisas; e uma vez que a criança deve ser preparada com vista à função que será chamada a preencher, a educação, a partir de certa idade, não pode continuar a ser a mesma para todos os sujeitos a que é aplicada. É por isso que, em todos os países civilizados, nós verificamos que ela tende progressivamente a diversificar-se e a especializar-se; e essa especialização cada dia se torna mais precoce. A heterogeneidade que desta forma se produz, não se fundamenta em desigualdades iníquas, mas a desigualdade nem por isso é menor (Durkheim, 2001, p. 11).
Encontra-se subjacente a toda a política educativa o “princípio da igualdade de oportunidades”:
- A finalidade essencial do processo educativo é o desenvolvimento e a formação global de todos, em condições de igualdade de oportunidades, no respeito pela diferença e autonomia de cada um.
Escola e exclusão social: das promessas às incertezas
Mas quando passamos aos alunos concretos o Ministério da Educação reconhece problemas, designadamente:
- [...] jovens em que foram detectadas características comportamentais e de aprendizagem muito problemáticas e que correm o risco de abandono da escolaridade obrigatória por várias razões (familiares, económicas, psicológicas — falta de motivação pessoal, etc.).
ibidem
A educação dos nossos filhos não deveria depender das circunstâncias ocasionais que os obrigam a nascer aqui ou além, destes pais em vez daqueles. Se a carreira de cada criança, deixasse de ser, em grande parte, predeterminada por uma hereditariedade cega, o discurso não soaria tão vazio quando se fala em valorizar o mérito. Não iremos desenvolver este tópico porque já se abordou a reprodução social num post específico.
O mérito escolar é frequentemente avaliado. Cada aluno tem geralmente dois testes escritos por disciplina em cada período lectivo, o que marca a importância da educação formal. Mas não aprende apenas conteúdos disciplinares, também lhe inculcam regras de bom comportamento, a necessidade de respeitar outros, trabalhar em equipa, cumprir prazos, ser assíduo e pontual. Estes aspectos são o objecto da socialização informal.
De 1835 a 2009 a escolaridade obrigatória em Portugal passou da instrução primária ao 12º ano, nos termos da lei, mas o acesso efectivo à instrução é uma realidade diferente.
Dos anos 1920 a 1950, o saber mais valorizado foi o saber das humanidades e das línguas clássicas. Nele não havia qualquer tipo de valor comercial ou industrial. Representava o saber na sua pureza original. Ou, por outras palavras, representava o prazer consagrado por um indivíduo singular para o produzir, ou para o divulgar, junto dos seus apreciadores – os cultores desinteressados. (...) Este conhecimento detinha um valor tão grande, que tinha conseguido resistir ao tempo, mantendo-se na crista da onda da civilização,mesmo quando desafiado pelo saber moderno ou saber técnico. (...) Este saber perdeu alguma importância (apesar de humanidades continuar presente no cardápio escolar) com o tempo, tendo sido substituído por um saber mais operativo, mais utilitário, quer da tecnologia, quer da comunicação oral e escrita (Resende, 2003, p. 1043).
Não devemos simplesmente imaginar qualquer decadência de então para cá, pois além da “pureza original” do ensino, que seria mais adequadamente referida como motivação intelectual (Barrère), certamente que hoje se verifica uma maior procura da escola com motivação instrumental (Barrère), pois os estudantes têm consciência de que o seu nível de rendimento se encontra correlacionado com a escolaridade:
Assim, na perspectiva do rendimento futuro, vão suportando alguns sabores amargos como descreveu Perrenoud em “ofício de aluno”. Mas já em 1936 Malpique descrevia os estudantes do mesmo modo:
-
A nota é uma coisa que os mestres dão e os alunos recebem,trementes, porque dela depende a sua vida escolar. E daí o ardor da conquista à nota, em que o aluno emprega todas as boas e malas-artes. O aluno não procura saber, saber de verdade; procura “apanhar” ou “tirar” (termos significativos) boas notas, ou pelo menos a tangente que lhe permita sair ileso da refrega. (...)
O papel do professor não é dar notas nesse livrinho sebáceo. O seu papel é muito outro; criar o gosto, um irresistível gosto, pelas coisas do espírito, que o resto irá por si. Junto dos seus alunos será sempre um camarada mais velho, risonho, espevitador de ideias e nunca um catedrático ridiculamente inacessível, receando, no fundo, que lhe descortinem o caruncho. (...)
No dia em que a nota deixar de ser a obcecação do professor e der lugar a outra obcecação mais generosa, a de bem servir a inteligência do aluno, despertando nele a ardente sede de conhecer, fazendo-o vibrar na contemplação dum grande espectáculo da natureza, duma grande obra de arte científica, duma grande obra literária, duma obra social, - nesse dia, será o próprio aluno a tomar a nota por coisa secundária, porque ideais mais elevados lhe encherão a vida.
Enquanto, porém, tudo continuar como dantes, o ensino livresco e rançosamente memorialista, num campeonato do verbalismo hediondo, onde as palavras não são o rótulo duma experiência palpitantemente vivida, sempre a nota será exclusiva preocupação do aluno e dos papás do aluno, que, regra geral, não curam de saber se o ensino é perfeito, mas se o professor é benevolente. A passagem do filho, eis a questão, e daí a solicitude criminosa com que pretendem subornar o professor (Malpique, 1936, in Resende, 2003, p. 426).
Não se pode generalizar o que atrás se disse a todos os estudantes e pais, uma vez que muitos terão um interesse genuíno na educação. O mesmo sucede com as representações contraditórias do trabalho dos docentes. Resende cita Oliveira que já em 1930 refere professores que se sacrificam pelo ensino em contraste com os mercenários do ensino:
-
Na numerosa classe do professorado, de todo o professorado português, há os que se devotam à profissão, vivendo para ela, sacrificando-se por ela, trabalhando muitas vezes numa obscuridade ingrata, tendo como recompensa quase única a satisfação da
sua consciência – os que logram mercê do seu talento e brilhantes qualidades
docentes, ver coroado de grande êxito o seu labor; os que mais modestos, nem
por isso deixam de pôr todo o seu esforço no cumprimento da sua missão, e que
moralmente não valem menos do que os seus colegas mais distintos. Mas há também
os mercenários do ensino, aqueles que se poupam ao trabalho como algum merceeiro que roube no peso, os que à escola apenas dão a sua presença, o vulto do seu corpo, para evitarem descontos no ordenado, mas lhe negam a sua alma, o seu amor, a sua dedicação (Oliveira, 1930, in Resende, 2003, p. 426).
Dada a pluralidade de formas de estar na docência, não haverá propriamente um método pedagógico, mas retoma-se Malpique (1940) para identificar o método socrático e o motivo da indisciplina:
- O grande método, porém, no ensino médio, e natural complemento do expositivo, é a maiêutica, arte de partejar os espíritos, praticada por Sócrates no seu ensino deambulado ou peripatético. Sócrates possui, como ninguém, a arte de interrogar. Dentro das possibilidades intelectuais do interrogando, sabia
ele encaminhar de modo tão hábil o interrogatório, que conseguia obter
respostas com que o próprio interrogado ficava surpreendido, mal suspeitando
dos recursos latentes que em si possuía. Quase conseguia o milagre de do nada
tirar alguma coisa. (...)
Quem observa, experimenta, reflecte e raciocina é o aluno, espevitado pelo professor. O educando é uma curiosidade permanentemente despertada pelo mestre, e aquele em vez de ser reduzido ao papel de simples e passivo alimentado com substância mastigada por outrem, ele próprio procura com apetite os alimentos que há-de alimentar. (...)
Não interroga quem quer, mas quem sabe, e ensina bem quem souber interrogar bem. Uma aula dada por um mestre com o dom de interrogar é alfobre criador. A crepitação das perguntas lançadas impessoalmente sobre toda a turma, obrigando todos os alunos a pensar nas respectivas respostas – respostas que, afinal, virão a ser dadas por alunos especialmente indicados pelo mestre – essa crepitação, dizíamos, afasta dos alunos toda a ideia de indisciplina, - indisciplina que só aparece quando a aula é puro artifício (Malpique, 1940, in Resende, 2003, p. 427).
A escolarização é frequentemente referida como uma das conquistas do 25/ABR/74.
- A universalização do direito à educação constitui um das concretizações mais significativas resultantes da modernização das sociedades, sendo hoje a liberdade para aprender, enquanto expressão do desejo de elevação pessoal, vista como um elemento fundamental na concretização dos direitos cívicos e políticos. Os benefícios globais para as sociedades e os indivíduos que com ele foi possível obter estão hoje, apesar das resistências à sua implementação ao longo quase dois séculos, socialmente interiorizados e a escolaridade constitui um elemento integrante do quotidiano e cada vez mais do futuro dos indivíduos.
A profunda transformação da estrutura de qualificações da sociedade portuguesa, iniciada há cerca de 35 anos e claramente acelerada nas duas últimas décadas, trouxe para o debate público expressões como democratização, massificação, desqualificação dos diplomas ou liberdade de educação. A novidade da quase universalização da escolaridade básica, já concretizada há décadas no resto da Europa, tem dado origem a uma vaga de críticas ao sistema educativo, genericamente centradas na ideia de uma profunda degradação do ensino público e no decréscimo “evidente” das capacidades e competências dos alunos alvos da formação. É interessante, e em parte paradoxal, que no momento em que após um penoso caminho de cerca de dois séculos finalmente se atinge um dos objectivos políticos mais vezes reiterados, o da universalização do ensino básico, se questione declaradamente essa realização.
A democratização do ensino em Portugal
- A escolaridade universalizou-se. O analfabetismo juvenil terminou, sobrando apenas alguns analfabetos adultos e idosos. Dos quase 40 por cento de analfabetos de 1960, passou-se para uma taxa próxima dos 8 por cento. A expansão do sistema escolar atingiu grandes proporções, tendo chegado pela primeira vez da história a todo o território e a toda a população (António Barreto).
Observe-se que o ensino secundário até ao 25 de Abril era residual (38.898 estudantes em 1974), tendo então disparado até atingir o ponto máximo em 1996 (416.309 estudantes). Para responder a este crescimento explosivo da procura alargaram-se a um ritmo particularmente acelerado as vagas nos quadros de professores do 3º Ciclo e do Ensino Secundário, movimento que foi acompanhado pela feminização do ensino.. Além de Portugal, só prolongaram a escolaridade obrigatória até aos 18 anos a Hungria e a Holanda. (Conferir documento no Eurydice)
Porém, observando a proporção da população no grupo etário dos 20-24 anos que não completou o ensino secundário, verificamos que nos encontramos na cauda da Europa. As comparações internacionais colocam-nos sistematicamente na cauda da OCDE, tanto ao nível da leitura como da matemática. http://dx.doi.org/10.1787/888932506476
Se for incluída a população com idade mais avançada, os indicadores de literacia dos portugueses pioram bastante. Comparando Portugal com a Suécia, Sandra Fisher-Martins explica que “vivemos num apartheid da informação” (03:11), mostrando de forma divertida as consequências trágicas de não se perceberem os documentos públicos para o desenvolvimento social.
Os alunos que actualmente frequentam o ensino secundário já tiveram aulas de TIC, além do conhecimento que terão adquirido com a família e os amigos. Espera-os um ensino universitário onde é suposto dominar esta nova linguagem.
Segundo uma infografia do Mashable Tech os estudantes universitários de hoje têm mais conhecimento sobre tecnologia do que nunca. Mais de 90% utilizam e-mail para comunicar com os professores e 73% dizem que não podem estudar sem tecnologia. Sete em cada 10 tomam notas em teclados, em vez de papel. Curiosamente, os que vivem em comunidades de estudantes não confiam tanto nas ferramentas digitais; os estudantes dos primeiros anos e os mais novos têm ligações à Internet mais rápidas; os estudantes universitários desligam-se da tecnologia quando estudam para os exames finais na biblioteca. Este último aspecto evidencia bem o desajustamento dos métodos de ensino ao quotidiano dos estudantes.
Para aqueles que não entendem o que lêem a sociedade da informação não passará de uma miragem. Perrenoud defende que compete à escola dotar as crianças dos recursos intelectuais clássicos, aqueles que “fazem a diferença” em numerosas tarefas escolares: a lógica natural, a escrita e a leitura, acrescentando a capacidade para descodificar mensagens audiovisuais. Sem este domínio, “Quando vos disserem NTIC, pensem NTIC: Novos Tipos de Inequidades Culturais!”, conclui.
Num post com 1000 palavras, pretende-se que tenha em consideração os seguintes objectivos:
- Caracterizar as funções da escola (socialização formal / socialização informal)
- Explicitar em que consistiu a massificação da escola
- Relacionar a escola com a reprodução das desigualdades sociais
- Contextualizar a expansão da escolaridade obrigatória em Portugal
- Referir as novas funções da escola na sociedade do conhecimento (Educação ao longo da vida)
- Referência crítica a alguns pontos desenvolvidos no post
Recursos
- Ciberdemocratização - As inequidades reais resultantes do Mundo virtual da Internet
- Estereótipos Tradicionais Permanecem o Desafio Principal para a Igualdade de Género na Educação
- A endogamia ainda é um problema, nas nossas universidades?
- Key Data on Education in Europe, 2012
- OECD Factbook 2011-2012
- A Escola Informada: aprender na Sociedade da Informação (Capítulo 4 do Livro Verde)
- Os alunos portugueses conseguem tirar cursos superiores sem saber escrever
Investir na qualificação para aumentar o emprego e o crescimento - OCDE
- Infografia do Mashable Tech: Como a tecnologia está a mudar o ensino superior
- A escola e as questões do género: Com a preocupação recorrente e meritória dos sucessivos governos em promover a generalização do acesso à escola às classes que tradicionalmente lhe fugiam, em contrariar o abandono escolar precoce dos alunos provenientes de famílias socialmente menos favorecidas (...) constata-se uma inesperada reviravolta. As raparigas entram em força (e com sucesso) em todos os patamares académicos. (Ana Nunes Almeida)
- 21 Things That Will Become Obsolete in Education by 2020
- E se, em vez de ir à escola, o seu filho estudar em casa?
- Escola Google sem computadores
- Ensino vocacional: Selecção aos 13 anos
- Representações do Sucesso Escolar das Raparigas
- O Triunfo das Mulheres no Ensino Superior
- BULLYING
- O lugar do trabalho escolar — entre o trabalho e o lazer?
- Esquema - Escola
- Mais recursos no Arquivo
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